
Olá! Na postagem anterior falei sobre o quão libertador é escrever fantasia, um gênero literário onde tudo é possível, e o assunto de hoje é sobre ilustrar tais palavras que moldam personagens e constroem cenários, por exemplo:
"…Numa calçada de Londres, um casal recém apaixonado passeia com uma filhote de beagle. O dia está nublado, com resquícios de chuva. De repente, a bolinha de pelos corre atentada, brincando nas poças no chão, sua coleira amarela enlaça as pernas do casal e faz seus corpos colarem um no outro.
Ela veste a jaqueta de couro do parceiro, enquanto é protegida dos pingos com seu guarda-chuva rosa. Ele, robusto e com uns fios grisalhos, se vê perdido naqueles olhos azuis e um carinho no rosto o convida para um beijo…"
Não vou mentir, eu enxuguei a cena, mas você conseguiu imaginar? Legal! E se tivesse uma ilustração do momento?
Não deixa mais imersivo? Certo, você já sabia o que estava acontecendo, mas agora é como se você estivesse na mesma calçada vendo um casal apaixonado.
Algumas pessoas tiram sarro quando o livro tem mais figuras que palavras, talvez numa tentativa de diminuir a falta de necessidade de interpretação, mas as ilustrações têm seus pontos positivos.
Enquanto escrevia essa postagem lembrei do livro Conto dos irmãos Grimm, uma seleção da Dra. Clarissa Pinkola Estés, com ilustrações do artista Arthur Rackham, um exemplo perfeito para o assunto. Nas páginas há uma constante amostra visual dos personagens e cenários, as ilustrações são dessaturadas e algumas são apenas contornos ou silhuetas meio tortas, deixando um ar mais maduro.
Quando criança eu me aventurei nesse livro, principalmente por causa das ilustrações (tenho um amor incondicional por essa arte) e achava Rumpelstiltskin assustador, sempre pulava a página que ele aparecia. Talvez se eu não tivesse a ajuda visual do personagem Rumpelstiltskin seu impacto seria menor… O nome dele é Rumpelstiltskin, só para frisar na memória!
Preparar ou acompanhar o caminho que iremos explorar, esse é o efeito quando uma ilustração acompanha a escrita!
Seja num mapa na primeira página antes do prólogo ou uma arte conceitual de personagens num post nas redes sociais, a construção visual atrai e incentiva o interesse em conhecer uma história.
Por isso, meu universo de fantasia contará com muita ilustração autoral e postarei todo o processo criativo por aqui, então… segue o blog! Ou lá no Instagram: @lisafazarte
Obrigada pela leitura e tchau tchau :*
Comentários
Postar um comentário
Mantenha o respeito, por favor!